surto

Chega a 771 o número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria

A prefeitura de Santa Maria e o governo do Estado divulgaram, na tarde desta quarta-feira, o novo boletim epidemiológico de investigação do surto de toxoplasmose na cidade. De acordo com o documento, divulgado a cada 15 dias, já são 771 casos confirmados da doença - 23 a mais do que o último boletim, do dia 7 de setembro. 

: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : :

O número de casos notificados na cidade, desde que o surto foi confirmado, chegou a 1.917. Desse total, 1.825 foram considerados suspeitos e outros 31 ainda não foram classificados. Dos casos suspeitos, 595 foram descartados e 459 seguem em processo de investigação. Dos 771 casos confirmados pelo laboratório do Estado (Lacen), 102 são gestantes (anteriormente eram 85 confirmadas), 3 dos casos foram de óbitos fetais, 10 foram abortos (seis a mais do que o último boletim) e 20 são de casos de toxoplasmose congênita (até o dia 7, 17 casos eram confirmados). 

Dos 17 bebês diagnosticados com toxoplasmose em Santa Maria, 7 têm lesões

O surto de toxoplasmose foi confirmado há cinco meses, em 19 de abril. Os órgãos de saúde alertam para que as orientações de prevenção continuem sendo observadas pela população, como consumir apenas água mineral ou fervida, higienizar de maneira adequada os alimentos e manter a regularidade na limpeza das caixas d'água das casas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Audiência de conciliação entre Ebserh e MPF é cancelada Anterior

Audiência de conciliação entre Ebserh e MPF é cancelada

Pediatria do Hospital Universitário de Santa Maria é remodelada Próximo

Pediatria do Hospital Universitário de Santa Maria é remodelada

Saúde